quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estado de Minas Gerais Busca Nova Abordagem para Tratamento de Usuarios de drogas

Mais um esforço do Governo para construir uma política pública eficaz no tratamento de usuários de álcool e drogas começou na sexta-feira (8). Através do Seminário de Alinhamento Conceitual do Comitê Intersetorial Antidrogas, o Estado busca agora alinhar, entre os diversos setores que participam do Comitê, os conceitos que envolvem a assistência, o apoio e o tratamento aos usuários.

O seminário contou com a participação de Ângelo Américo Martinez Campana, médico e especialista em dependência química que atua como membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (Abead). Campana apresentou aos participantes a experiência exitosa desenvolvida por ele no Rio Grande do Sul, onde foi implantada uma rede integrada de atendimento ao usuário. "Construímos uma rede de tratamento onde o paciente encontra apoio especializado e uma estrutura física adequada. Além disso, nossa rede consegue atender todas as demandas. Para chegarmos neste ponto foi realizada uma grande capacitação dos profissionais, construímos centros de apoio e tratamento e integramos os sistemas de saúde", contou.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques de Souza, destacou que o seminário concentra e integra os esforços dos vários setores envolvidos no assunto. Para isso, envolve outras secretarias do Estado como a Educação e a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e outras instituições.

"O objetivo é construir em Minas Gerais uma rede ampla de atendimento baseado em um tratamento plural e interdisciplinar que envolve diversos setores governamentais e não-governamentais. Para isso, buscamos alinhar os conceitos e definir uma rede de assistência que pensa o problema como um todo, em todos os seus aspectos", explicou.

Esforço mineiro

Criado no início deste ano, o Comitê Intersetorial Antidrogas tem como objetivo reforçar as ações governamentais no combate às drogas. Ele envolve órgãos da administração pública direta ou indireta, autárquica e fundacional do Estado por entender que o assunto é amplo e necessita ser enfrentado em diversas frentes. Uma das suas atividades é receber e analisar as propostas de ações das instituições.

Assim, eles procuram fortalecer iniciativas e programas sociais que contribuem com ações educativas e preventivas contra o uso indevido de drogas.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, é essencial agregar as ações de combate às drogas em uma ação conjunta e ampla. "É importante criar uma nova lógica de abordagem e de tratamento aos usuários de droga. É necessário modernizar as ações de atendimento a essas pessoas", disse.

O seminário discutiu a evolução dos conceitos em dependência química, a epidemiologia do consumo de drogas, abordando tendências mundiais e brasileiras e o modelo de rede integrada para o atendimento do usuário do crack. De acordo com o coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Paulo Repsold, a partir do conhecimento adquirido nesse e em outros seminários, o Comitê fortalecerá as suas políticas públicas.

"À SES cabe, especificamente, contribuir com ações de prevenção, promoção e recuperação das pessoas com dependência de drogas lícitas e ilícitas. E também criar e efetivar uma rede de atendimento ampla e eficaz. Para isso, a saúde estadual pretende desenvolver políticas e ações eficientes de combate ao uso de álcool e drogas e em sintonia com a realidade", finalizou Repsold.

Fonte: Jornal Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário